Rádio Iúna FM

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Visitas Diarias

terça-feira, 9 de agosto de 2011

capoeira angola na bahia

Origem

Infelizmente, não existem documentos a respeito da Capoeira para os séculos XVI a XVIII. Dentro do contexto sócio-cultural do século XIX, a Capoeira surge como uma prática dos africanos escravizados no Brasil. Acredita-se que a sua origem esteja nos movimentos corporais de danças guerreiras trazidas ao Brasil pelos negros oriundos da região de Angola (a exemplo do N'golo, da  Bassula, da Cabangula e do Umudinhu) e que aqui se misturaram, incorporando outros elementos e dando assim origem à Capoeira.

Com a adesão de livres, libertos, brancos e portugueses, provenientes da imigração européia e do fluxo populacional da zona rural para a zona urbana, a partir da segunda metade do século XIX, a Capoeira tenderia, no limite, a descaracterizar-se enquanto um "costume de escravos", passando a integrar a cultura popular da sociedade imperial brasileira.

Hoje a Capoeira se encontra institucionalizada em forma de academias, associações e federações, tendo se espalhado pelo Brasil e pelo mundo. No entanto, a sua trajetória não pode deixar de passar pelo seu reconhecimento como forma de resistência cultural – e, portanto, sócio-política – dos negros no Brasil.

Características

Jogada em circulo, a roda da Capoeira Angola é infinitamente variada, com combinações de movimentos ilimitados, que envolvem as pernas, braços, cabeça, pés para o ar, sorriso e brilho nos olhos. Somam-se a este jogo, o humor, a graça , agilidade e seriedade. Capoeira Angola é rítmica, filosófica, ritualista e, como muitas outras tradições africanas, é oralmente transmitidas de mestre para discípulos.

Filosofia

Atualmente, a Capoeira Angola está em plena fase de expansão como forma de expressão lúdico corporal. No entanto, sendo originaria das populações afro-brasileiras e intimamente relacionada à sobrevivência e auto-estima das mesmas, a Capoeira Angola também se mostra uma arte/luta, capaz de envolver povos do mundo inteiro.

A Capoeira Angola cresce como elemento para o fortalecimento da cidadania dos povos afrodescendentes do mundo inteiro, pois torna-se evidente sua importância como ferramenta para o fortalecimento da auto-estima individual e coletiva. Assim, a Capoeira Angola tem contribuído e pretende continuar contribuindo para a humanização dos espaços sociais urbanos.

Objetivos

Assim apresentando, na nossa visão, os objetivos da Capoeira Angola seriam:
- Preservar e fortalecer o mundo filosófico - cultural da Capoeira Angola;
- Promover a Capoeira como atividade lúdico/educativo de fortalecimento da cidadania;
- Apresentar e divulgar a Capoeira Angola junto à sociedade e em especifico, à população de baixa renda da cidade de Salvador;
- Promover os direitos e a participação eqüitativa da população negra e de baixa renda nos processo políticos, sociais, culturais, e econômicos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário