Rádio Iúna FM

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Visitas Diarias

terça-feira, 9 de agosto de 2011

as diferenças entre a capoeira angola e regional

REGIONAL:
A CAPOEIRA REGIONAL A Capoeira Regional é uma Manifestação da cultura baiana, que foi criada em 1928 por Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba). Ele utilizou os seus conhecimentos da Capoeira Angola e do Batuque. A Capoeira Angola é uma manifestação primitiva que nasceu da necessidade de libertação de um povo escravizado, oprimido, sofrido e revoltado. Podemos Considera-la a mãe da Capoeira Regional O Batuque, é uma luta braba, violenta, onde o objetivo era jogar o adversário no chão usando apenas as pernas. MESTRE BIMBA DISSE “EM 1928 EU CRIEI, COMPLETA, A REGIONAL, QUE É O BATUQUE MISTURADO COM A ANGOLA, COM MAIS GOLPES, UMA VERDADEIRA LUTA, BOA PARA O FÍSICO E PARA A MENTE ".

ANGOLA:
A CAPOEIRA ANGOLA ·Não sabe com certeza a origem da Capoeira Angola, alguns Mestres acreditam ter vindo da África, outros afirmam ter sido criada no Brasil pelos escravos africanos em ânsia de liberdade. Estudos científicos, como o clássico Capoeira Angola - Ensaio Sócio-Etnográfico (Rego, 1968) afirmam que ela é brasileira, pois nem um pesquisador conseguiu encontrar nada que levasse a crer que a Capoeira Angola fosse africana. Apesar de sabermos que na África existia o "Jogo de zebra", ou N'Golo, que era praticado com bastante violência, fazia parte de um ritual de passagem da infância para a vida adulta (efunda-la) onde os negros lutavam num pequeno recinto e os vencedores poderiam desposar as meninas da tribo, que ficavam moças, sem o pagamento do dote tradicional.

Um comentário:

  1. Pow Maneiro essa postagem.....é muito bom saber qual é as diferenças entre os dois ritmos.....vlw e que DEUS nos abençoe....

    ResponderExcluir