Rádio Iúna FM

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Visitas Diarias

sexta-feira, 22 de julho de 2011

toques de berimbau

São bentogranda da regional




São Bento Grande de Bimba ou São Bento Grande da Regional é um ritmo de berimbau criado por Mestre Bimba, utilizado na Capoeira.
Tradicionalmente é tocado com um berimbau médio, acompanhado por dois pandeiros, um em cada lado (formação instrumental denominada "charanga").
É um toque que transmite muita energia durante o jogo de capoeira, e exige dos capoeiristas muita técnica, velocidade e atenção.
É tocado no berimbau da senquinte forma com Duas batidas chiadas ou semi presas,duas soltas, e uma presa, ficando assim txi txi, don don , tim.


São bento grande de angola

Toque de São Bento Grande de Angola é um toque de capoeira utilizado no jogo de Angola, é tocado com o berimbau viola e fazendo repiques.
Há grupos de capoeira que usam o toque São Bento Grande de Angola para jogar a capoeira regional, um jogo rapido e de floreios.
São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas modificações. Capoeira de Angola, como também é conhecida, é um jogo onde predominam rasteiras e cabeçadas.
É um jogo lento e cheio de armadilhas. Geralmente costuma ser um jogo baixo, com bastante movimentos próximos ao chão. O toque São Bento Grande de Angola e caracterizado pela seguinte sequencia de toques e batidas no berimbau: Duas batidas chiadas ou semi presas, uma batida presa e duas batidas soltas. Caracterizando txi txi, tin, don don.

São bento pequeno de angola 

São Bento Pequeno é um dos toques de berimbau utilizado na capoeira.
Cadenciado e lento, ele é executado com duas batidas apenas com o apoio do dobrão sobre o aço, seguida rapidamente de uma terceira batida marcada pelo dobrão, uma batida no aço solto e um balanço do caxixi.


angola 

Toque de Angola é um ritmo de berimbau usado na capoeira, tocado no momento de realização do jogo de capoeira Angola.
Durante uma roda de capoeira o toque de Angola normalmente é executado com poucas variações pelo berimbau Gunga (ou berra-boi), enquanto o berimbau Médio executa o São Bento Pequeno e o berimbau Viola segue o Gunga com um toque de Angola mais variado e criativo. O toque comanda um jogo mais lento e estratégico, onde o maior objetivo do capoeirista é enganar o adversário para poder lançar um contra-ataque.O jogo de angola é extrategico e malandro que sem medo no jogo pode até machucar o adversário.
O toque pode complementar o toque de Santa Maria




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário