quinta-feira, 28 de julho de 2011

a verdadeira origem da capoeira segundo alguns sitis de relacionamento e redes sociais

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DA
LUTA REGIONAL BAHIANA DO MESTRE BIMBA:
            Esdras Magalhães dos Santos – Mestre Damião
 
         Tenho comparecido a algumas exibições e encontros de Capoeira e, em contato com alguns capoeiristas, sempre ouço um comentário de que a Luta Regional do Mestre Bimba teve a sua origem influenciada pelo método do antigo e ilustre capoeirista do Rio de Janeiro ANNIBAL BURLAMAQUI (ZUMA).
         Intrigado com a referida informação, passei a investigá-la incessantemente. Por sorte, chegou-me às mãos a Revista MUNDO CAPOEIRA Nº. 1, ANO I, maio de 1999. Nela, como se pode verificar no ANEXO 1 ao presente trabalho, encontra-se uma entrevista atribuída ao Professor Sérgio Luiz de Souza Vieira, Presidente da Confederação Brasileira de Capoeira, sob o título “NEM SÓ DE BIMBA É A REGIONAL”.
         No texto da referida entrevista estão contidas inverdades e considerações absurdas que desejo refutar, na qualidade de antigo aluno do Mestre Bimba, na década de 1940 (46, 47 e 48), tendo com ele convivido bem de perto e como tal me familiarizado com a estória e história da criação de sua Luta Regional.
         Assim sendo, irei comentar as referidas invencionices assacadas contra a memória de MANOEL DOS REIS MACHADO (Mestre Bimba), na ordem em que se segue:
PRIMEIRA:
         “O capoeirista recebeu outras influências. Aprendeu uma nova forma de fazer Capoeira, de modo já desportivo, entre o final dos anos 20 e o começo da década de 1930, no Rio de Janeiro, com o capoeirista ANNIBAL BURLAMAQUI, conhecido como ZUMA.”
COMENTÁRIO:
         A informação supra é uma tremenda inverdade. Mestre Bimba jamais esteve no Rio de Janeiro nas épocas citadas. Ele saiu da Bahia pela primeira vez em janeiro de 1949, trazido para São Paulo por mim, Garrido, Perez e o cantor paulista Batista de Souza, a fim de realizar exibições em São Paulo, conforme explicitado no livro “Conversando sobre Capoeira”, de minha autoria.
         Retornou para Salvador-Bahia na primeira quinzena de fevereiro de 1949, de lá saindo a partir da década de 1950 para um simpósio e apresentações no Rio de Janeiro e outros Estados.
SEGUNDA:
         “Quem ler o livro de ANNIBAL BURLAMAQUI vai encontrar nele a base da Capoeira Regional praticada hoje: rasteira, rabo de arraia, cabeçada, banda de frente, tesoura, suicídio e queixada, entre outros golpes, já estavam lá, muito bem explicados.”
COMENTÁRIO:
         Tais declarações são de uma pobreza histórica e de uma leviandade sem limites. Quem conhece a história da Capoeira Regional sabe muito bem que ela é oriunda da antiga Capoeira Angola, também chamada por alguns historiadores de “Capoeira Mãe”.
         Mestre Bimba, em entrevista ao jornal “A TARDE”, de Salvador, edição de 16 de março de 1936 (vide ANEXO 3), declara que começou a ensinar Capoeira desde 1918, e ato contínuo explicita para a posteridade como criou a sua Luta Regional. Bimba foi o melhor angoleiro de seu tempo. Já como Mestre de sua Regional, desafiou e venceu todos os adversários que se apresentaram para disputar com ele o título de Campeão de Capoeira, no antigo Parque Odeon, em Salvador, conforme registraram os jornais da época constantes dos Anexos 2 e 3 deste trabalho.
         Pediria ao leitor que, por intermédio do texto e das figuras que seguem logo abaixo, analisasse pelo método comparativo a SEGUNDA invencionice, constante do parágrafo em negrito logo acima, no que tange à “acentuada semelhança entre os golpes da Capoeira Regional do Mestre Bimba e os da capoeiragem do Mestre Annibal Burlamaqui”.
 
[Transcrevemos a seguir partes do método de Burlamaqui, preservando a forma gramatical da época.]
MÉTODO DE BURLAMAQUI
A RASTEIRA:
            O jogador da capoeiragem póde dar a rasteira em pé ou descahido (quasi deitado). Dando este golpe descahido pode-se também dar á este golpe o nome de corta-capim.
            Para se chamar uma rasteira verdadeira é preciso que seja dada em pé, isto é, que o jogador esteja rijo, firme.
            No entretanto, é muito commum, ainda, entre nós, um bom capoeira abaixar-se e, apoiando-se nas mãos (á guiza de corta-capim) e no pé esquerdo ou direito, arrastar célere o pé direito (é conforme o pé que se apóia) estendido; naturalmente o contendor se fôr pouco esperto tomba a fio de comprido.
O CORTA-CAPIM:
            O corta-capim é um golpe sympathico pelo seu estylo, pois é dado de uma fórma toda especial.
            Abaixa-se o corpo repentinamente (ou na perna direita ou esquerda, conforme o treno individual do jogador),
e esticando-se a perna não apoiada faz-se com que esta gyre violentamente.
            Este golpe quasi sempre é dado n’uma luta desegual, isto é, de um homem contra diversos.
A BANDA DE FRENTE:
            É uma segunda rasteira, porém é dada sendo ajudada com o joelho da perna com que se dá a rasteira, isto é, o joelho empurra naturalmente as pernas adversárias, pegando-as pela frente.
 
OBSERVAÇÕES DO AUTOR DESTE TRABALHO (MESTRE DAMIÃO):
1.      Não existe no Método (Burlamaqui) foto do golpe supracitado;
2.      Na Luta Regional Bahiana não existe golpe parecido com a “banda de frente” acima descrita;
3.      Achando-se com pouca nitidez as fotos do Método de Burlamaqui em meu poder, foram substituídas no texto que segue e na transcrição do anexo 5 deste trabalho por desenhos das mesmas, constantes da publicação “Subsídios para o Estudo da Metodologia do Treinamento da Capoeiragem”, edição de 1945, Imprensa Nacional, da autoria de Inezil Penna Marinho, editada pelo Ministério da Educação e Saúde.
   
MÉTODO DE BURLAMAQUI – CONTINUAÇÃO
O RAPA:
            Rasteira dada pegando-se a guiza de rapagem nos calcanhares, isto é, no lado de fóra do
pé do adversário (pé direito ou esquerdo).
CAPOEIRA REGIONAL (MESTRE BIMBA) – COMPARAÇÃO
                                RASTEIRA DEITADA E EM PÉ:
RASTEIRA: Comece gingando. Caindo para trás, apóie-se no solo com as mãos e procure derrubar o adversário, arrastando-o violentamente, com a perna bem estirada.
BANDA TRAÇADA: Procure dar uma pancada com a coxa na perna do seu oponente, desequilibrando-o, para em seguida arrasta-lo com a mesma perna (RASTEIRA). Ele se defende com o ROLÊ ou SAÍDA-DE-AÚ.
 
 
MÉTODO DE BURLAMAQUI – CONTINUAÇÃO
O RABO DE ARRAIA:
            Este golpe é um dos mais perigosos, tanto para o jogador que o pratica, como para o que o recebe, porém, sendo bem dado, é de uma fatal consequencia para aquelle que o recebe.
            O capoeira dará o rabo de arraia pondo as palmas das mãos no chão e, dando apparentemente um salto mortal, fará com que as plantas dos pés toquem no peito ou no rosto ou n’outra parte escolhida pelo jogador e resulta sempre o adversário cahir para traz.
            O rabo de arraia tem diversos modos de se executar. Para pratical-o com precisão é preciso conhecer um pouco (pelo menos) de saltos, pois depende do salto e da ligeireza este golpe.
 
            (I) Com as duas pernas de frente – O jogador “peneirando” (...) ameaça rapido e, apoiando com rapidez as duas mãos no chão, bate com os dois pés no rosto ou no peito do adversário.
            Foi com este golpe que o nosso Cyriaco venceu o japonez com o jiu-jitsu, e assim tivemos a supremacia no jogo.
            (II) Com uma perna de lado – Este golpe é bello pelo seu estylo, pois depende somente de intelligencia.
            Dá-se ao adversário um dos pés (direito ou esquerdo); chama-se golpe de tapiação e depois delle segural-o, gyra-se de modo que as mãos se firmem no chão, e o outro pé bata horrivelmente no adversário, no rosto ou nos ouvidos.
            Este golpe é quasi sempre certo e de bôas consequencias.
 
CAPOEIRA REGIONAL (MESTRE BIMBA) – COMPARAÇÃO
MEIA-LUA-DE-COMPASSO OU RABO-DE-ARRAIA:
QUEDA-DE-COCORINHA (DEFESA):
            Comece gingando. Coloque as duas mãos no chão, levante uma perna bem estirada, gire completamente o corpo, tentando atingir o adversário na cabeça, com o pé. Este se defende com a queda-de-cocorinha.
            O exercício deve ser praticado 4 vezes, com ambas as pernas.
 
 
MÉTODO DE BURLAMAQUI – CONTINUAÇÃO
A CABEÇADA:
            A cabeçada é dada muito simplesmente.
            Aproximando-se do adversário e abaixando-se repentinamente faz-se com que a cabeça bata ou na parte inferior dos queixos ou no peito, na barriga ou ainda no rosto.
            Este golpe é um segundo rabo de arraia pelas suas consequencias porque, sendo bem dado, é demasiadamente terrivel para quem o leva.
 
  CAPOEIRA REGIONAL (MESTRE BIMBA) – COMPARAÇÃO
A CABEÇADA:
            Este golpe é uma verdadeira “marrada” desferida com violentíssimo impulso no meio da cara ou no peito do indivíduo. Sua aplicação requer muita malícia. O golpe em causa já existia desde a Capoeira primitiva (Angola).
MÉTODO DE BURLAMAQUI – CONTINUAÇÃO
A THESOURA:
            É dada (o que vae dar a thesoura joga-se ao chão com a barriga para baixo ou para cima), cruzando ao mesmo tempo as pernas com as do adversário e, virando-as violentamente, faz com que o adversário caia para o lado esquerdo ou direito.

CAPOEIRA REGIONAL (MESTRE BIMBA) – COMPARAÇÃO
A TESOURA:
            A tesoura já existia desde quando Mestre Bimba praticava a Capoeira Angola. Com a criação da Regional ele instituiu a tesoura aberta (de costas) e posteriormente a de frente e a de lado. Note que nenhuma das pernas de quem aplica o golpe é introduzida entre as pernas do adversário.
 
MÉTODO DE BURLAMAQUI – CONTINUAÇÃO
O SUICÍDIO:
            Avança-se peneirando, e rapido descai-se o corpo, fazendo com que os pés, curvos, rentes ao chão, mettam-se entre os pés do inimigo e, num brusco empurrão de pernas, faz-se com que o inimigo tombe sobre o que ataca e, mais rapido ainda, encolhe-se uma das pernas de maneira que o joelho anteponha-se entre os dois que lutam.
            (Este golpe é original e terrivel, porque se o inimigo estiver armado de punhal ou faca suicida-se infallivelmente.)
            (Talvez faça mal em descrevel-o).
CAPOEIRA REGIONAL (MESTRE BIMBA) – COMPARAÇÃO
O SUICÍDIO:
O suicídio é um golpe que só era ensinado no Curso de Especialização. Ao derrubar um indivíduo, pula-se com a máxima força com os dois pés em cima dele, procurando atingir o peito, a barriga ou a virilha. Trata-se de um golpe violentíssimo e perverso.
 
MÉTODO DE BURLAMAQUI – CONTINUAÇÃO
A QUEIXADA:
            Dá-se um passo à frente do adversário e, (calculando sempre a distancia) suspendendo-se a perna com ligeireza, (direita ou esquerda) faz-se com que o pé (direito ou esquerdo) bata no queixo do adversário.
CAPOEIRA REGIONAL (MESTRE BIMBA) – COMPARAÇÃO
QUEIXADA:
QUEDA-DE-COCORINHA (DEFESA)
            Consiste este golpe no levantamento circular da perna, de dentro para fora (vide linha pontilhada), objetivando atingir em cheio o queixo de uma pessoa com o pé. É praticamente um tapa com o lado externo do pé.
 
 
COMENTÁRIO DO AUTOR (MESTRE DAMIÃO):
         Ao familiarizar-se com a exposição feita por intermédio do Método Comparativo, creio que o leitor agora tem uma idéia completa sobre a diferença entre os golpes dos métodos de Capoeira dos Mestres Burlamaqui e Bimba. Convenhamos que os golpes cabeçada e tesoura, oriundos da Capoeira Angola, guardam uma certa semelhança, entretanto possuem acentuada diferença na maneira de serem aplicados. Quanto aos demais: rasteira, rabo de arraia, banda de frente, suicídio e queixada, também citados na SEGUNDA invencionice (no começo deste trabalho), em nada se parecem com os do método de Bimba.
 
SOBRE A NOTA OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE CAPOEIRA (ANEXO 4):
         O que me deixou intrigado foi a forma do desmentido sobre a referida entrevista feita pelo Prof. Sérgio Vieira, em sua NOTA OFICIAL, supracitada.
         No documento em causa, verifica-se que ele nega peremptoriamente a autoria da entrevista como foi publicada, acusando-a de conter infundadas e inverídicas afirmações, ao mesmo tempo em que envia à Revista um telegrama (vide texto no rodapé de sua NOTA OFICIAL – ANEXO 4), solicitando espaço para a retificação da matéria publicada. Fato curioso, entretanto, é não haver o Prof. Sérgio especificado em sua aludida Nota quais foram as infundadas e inverídicas afirmações publicadas pela referida Revista. E mais, valendo-se de uma entrevista do Mestre Bimba ao jornal Diário da Bahia, edição de 13 de março de 1936 (ANEXO 2), faz, isso sim, afirmações inverídicas e análises infundadas sobre as declarações abaixo especificadas, feitas pelo Mestre Bimba ao referido jornal, cujos comentários sinto-me na obrigação de fazer:
 
PRIMEIRA DECLARAÇÃO DE BIMBA DE QUE TRATA A NOTA OFICIAL (ANEXO 4):
“...Ao som do berimbau e do pandeiro não podem medir forças dois capoeiristas que tentem a posse de uma faixa de campeão, e isto se poderá constatar em outros centros mais adiantados onde a Capoeira assume aspectos de sensação e cartaz.” Em seguida, o Prof. Sérgio interpreta a seu modo o pensamento do Mestre, colocando o seguinte entre parênteses: (Me. Bimba declara o não uso do berimbau na luta e promove outras cidades mais adiantadas em Capoeira no Brasil).
 
COMENTÁRIO:
O Prof. Sérgio, ao fazer tais observações, demonstra o seu desejo acendrado de tentar provar a todo custo a influência do método de Burlamaqui sobre o de Bimba. E o que eu acabo de declarar pode ser comprovado facilmente, ao lermos sua tese de mestrado apresentada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fls. 83, onde ele, após transcrever as declarações de Bimba acima citadas, faz também estas observações: “Com isto podemos observar a grande influência de Zuma (Burlamaqui) no início do trabalho de Mestre Bimba, principalmente no que tange à não adoção de instrumentos musicais na competição de capoeira da época, o que não era previsto na obra do citado autor, que por sua vez tratava a capoeira como uma luta sem qualquer ritual.”
   
COMENTÁRIO:
         Quem conheceu de perto como eu o Mestre Bimba e também conviveu com o seu temperamento belicoso, sabe muito bem que ele jamais admitiu o uso de instrumentos musicais em qualquer época durante a realização de uma luta. Note-se que eu escrevi LUTA.
         E isto se pode constatar por intermédio das razões explicitadas em suas entrevistas nos jornais constantes dos ANEXOS 2 e 3 deste trabalho. Destaca-se em especial o ANEXO 3 – “A TARDE”, de Salvador, edição de 16/03/1936, ocasião em que ele declara para a posteridade como criou a sua Luta Regional. É entretanto profundamente lastimável que o Prof. Sérgio tenha ignorado a existência de tal documento em seu trabalho de mestrado, empobrecendo-o historicamente, uma vez que se trata de informações valiosíssimas sobre a origem da Luta Regional Bahiana prestadas por seu criador, bem como de outras sobre a não adoção do berimbau e pandeiro em competições e do critério adotado para a contagem de pontos durante a realização de lutas.
         Vejamos agora as observações entre parênteses feitas pelo referido Professor, sobre a segunda parte da primeira declaração do Mestre Bimba, constante de sua Nota Oficial (ANEXO 4), como se segue: “...e isto se poderá constatar em outros centros mais adiantados onde a Capoeira assume aspectos de sensação e cartaz” “(Me. Bimba declara o não uso do berimbau na luta e promove outras cidades mais adiantadas em Capoeira no Brasil).”
 
COMENTÁRIO:
         Quanto ao não uso do berimbau durante a luta, já tratamos anteriormente. A respeito da promoção por Bimba de outras cidades mais adiantadas em Capoeira no Brasil (o grifo é meu), existe uma interpretação gramatical incoerente do Prof. Sérgio sobre o texto original. A interpretação mansa e pacífica das palavras de Bimba quando falou em centros mais adiantados onde a Capoeira assume aspectos de sensação e cartaz, é a de que ele se referiu pura e simplesmente a centros urbanos mais desenvolvidos onde a capoeira assume aspectos de sensação e cartaz, e não – absolutamente não –, como quer em sua “invencionice” o Prof. Sérgio: “cidades mais adiantadas em capoeira no Brasil” (o grifo é meu).
 
SEGUNDA DECLARAÇÃO DE BIMBA, CONSTANTE DA
NOTA OFICIAL (ANEXO 4):
         “A polícia regulamentará essas exibições de capoeira, de acordo com a obra de Annibal Burlamaqui (Zuma), editada no Rio de Janeiro em 1928” “(aparece em Salvador uma influência do trabalho de Zuma, um ano antes da oficialização da chamada “Luta Regional”)”.
 
COMENTÁRIO:
         Examinemos agora a análise feita acima entre parênteses pelo Prof. Sérgio sobre a declaração supra de Mestre Bimba. Para isto, basta relermos a entrevista de Bimba publicada no jornal “A TARDE”, de 16/03/1936 (ANEXO 3), ignorada lamentavelmente pelo Prof. Sérgio em seu trabalho de mestrado, como já dito anteriormente, e verificaremos que, decorridos três (3) dias da realização da entrevista concedida ao jornal Diário da Bahia, em 13/03/1936 (ANEXO 2), Mestre Bimba não se referiu mais à regulamentação pela polícia das demonstrações de capoeira de acordo com a obra de Burlamaqui. Observem que em suas declarações (ANEXO 2) Bimba não sugere nem pede a adoção das regras do método de Burlamaqui. Ele (Bimba) presta apenas uma informação. Vale salientar que as normas para a realização de lutas eram traçadas pela Direção do Parque Odeon, segundo declarações de um ex-aluno de Bimba, Manoel Rozendo, no último parágrafo da publicação constante do ANEXO 2.
         A informação transmitida pelo Mestre Bimba (ANEXO 2), sobre a regulamentação pela polícia das demonstrações de capoeira de acordo com a obra de Burlamaqui, jamais se concretizou, conforme pode ser comprovado pela leitura dos jornais da época, em Salvador/Bahia. Isto prova que realmente a Luta Regional Bahiana, do Mestre Bimba, não sofreu em tempo algum qualquer influência da obra do ilustre Mestre Burlamaqui, como apregoa com inconsistência o Prof. Sérgio.
         Bimba, como já dissemos mais de uma vez, em sua entrevista a “A TARDE” de 16/03/1936 (ANEXO 3), além de explicitar como criou sua Luta Regional, dá outras informações úteis, inclusive sobre como são contados os pontos para os resultados das lutas, ou seja, a adoção do método simples e consagrado no mundo antigo do boxe, de atribuir valores numéricos para os golpes aplicados que porventura atinjam os lutadores.
         Dizer que o método de Annibal Burlamaqui não era conhecido por ninguém na Bahia na década de 30 seria uma desavergonhada mentira, mesmo porque a cidade de Salvador não era uma aldeia...
         Mestre Decanio, o mais antigo aluno do Mestre Bimba ainda vivo e atuante, e que com ele conviveu desde 1938, participando ativamente da fase do aperfeiçoamento da Luta Regional Bahiana, contou-me que Cisnando, seu grande amigo e alma gêmea, médico como ele, e que colaborou intensivamente com Bimba na criação da Regional, possuía o Método de Annibal Burlamaqui. Entretanto, nada deste método foi utilizado por eles (Cisnando/Bimba) durante a criação da referida luta.
         E isto é fácil de ser comprovado. Bimba nasceu em 1900 (existe uma outra certidão de nascimento de 1899. Raciocinemos com a de 1900...). Ele começou a aprender Capoeira Angola aos doze anos, com o africano Bentinho, capitão da Cia. de Navegação Bahiana, conforme se acha explicitado às fls. 15 do livro “A SAGA DO MESTRE BIMBA”, da autoria do Mestre Itapoan. E a ensiná-la a partir de 1918, conforme suas declarações na publicação constante do ANEXO 3 do presente trabalho.
         Por volta de 1930, conheceu um estudante de medicina, cearense, CISNANDO, conhecedor profundo de jiu-jitsu, boxe e luta greco-romana, ao qual ensinou Capoeira. Deste relacionamento começaram a nascer os primeiros entendimentos para a criação da Luta Regional Bahiana. Segundo declarações de Mestre DECANIO (amigo íntimo e contemporâneo de Cisnando), apesar de este apresentar ao Mestre os golpes e contragolpes das lutas supracitadas, a decisão final da conveniência ou não da inclusão dos mesmos na Luta Regional sempre foi do Mestre Bimba.
         Vale salientar que o método do Mestre Burlamaqui foi editado no Rio de Janeiro em 1928 e provavelmente chegou à Bahia com Cisnando por volta de 1930, quando Bimba já possuía 18 anos de prática e ensino da Capoeira Angola (seis anos por haver começado a aprendê-la em 1912 mais doze anos por ter começado a ensiná-la em 1918). Achava-se, por conseguinte, completamente familiarizado havia bastante tempo com todos os procedimentos daquela Capoeira (ANEXO 3 deste trabalho).
         Mestre Bimba possuía um temperamento bastante belicoso. Era sem sombra de dúvida o melhor capoeirista do seu tempo na Bahia. Sonhava com uma Capoeira bem mais impetuosa, voltada exclusivamente para o estilo defesa pessoal.
         Assim sendo, modificou a Capoeira Angola, retirando dela alguns golpes e introduzindo outros inclusive por ele criados. Introduziu golpes de outras lutas, tais como o boxe, o jiu-jitsu, a greco-romana e o batuque (luta africana), bem como a cintura desprezada e seus balões. Criou uma seqüência genial de ensino mediante a qual são desferidos com vigor golpes e contragolpes oriundos de um gingado manhoso, obedecendo rigorosamente a cadência imprimida pelos toques do berimbau.
         E mais, legou a seu modo à sua Luta Regional excepcional dose de malícia, da qual era um exímio possuidor.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
         Quero deixar bem explícito aqui que em nenhum momento tive a intenção de menosprezar o trabalho realizado pelo ilustre Mestre BURLAMAQUI. Considero seu método uma colaboração inestimável e altamente patriótica para a preservação de nossa Capoeira. Constam do seu método: história, considerações sobre os esportes, métodos e regras, golpes e contragolpes, exercícios e requisitos para a aprendizagem de sua Ginástica Nacional (capoeiragem).
         Sua ação para organizar e publicar o seu Método no ano de 1928, época na qual a Capoeira achava-se proscrita por lei em todo o território nacional, retrata muito bem a nobreza do seu patriotismo e de sua coragem indômita.
         A fim de que o leitor possa se familiarizar mais um pouco com o seu Método, transcrevo no ANEXO 5 mais algumas regras e procedimentos do seu valoroso trabalho.
         Cumpre-me ressaltar que me ative a contraditar a entrevista “NEM SÓ DE BIMBA É A REGIONAL”, sem poder identificar o seu verdadeiro autor, uma vez que o Prof. Sérgio nega em sua NOTA OFICIAL (ANEXO 4) haver concedido a entrevista supracitada na forma publicada, acusando-a de conter infundadas e inverídicas afirmações.
         Lamento profundamente que o referido professor não tenha usado o cargo que ocupa no mundo da capoeira para defender uma das maiores figuras da capoeira nacional, o consagrado Mestre Bimba, ao deixar de enumerar de forma cristalina por intermédio de uma revista ou mesmo uma NOTA OFICIAL de sua Confederação quais são as infundadas e inverídicas afirmações assacadas contra a memória do Mestre Bimba constantes da referida entrevista.
         Fez, isto sim, em sua NOTA OFICIAL (ANEXO 4) e em seu trabalho de mestrado, referido mais acima neste trabalho, considerações infundadas e inverídicas, tentando provar de maneira fantasiosa a influência do método de BURLAMAQUI sobre o de Mestre Bimba, por mim contraditadas.
         Finalmente, acredito que, atentando para as informações contidas no texto do presente trabalho, o leitor perceberá de pronto que a Luta Regional Bahiana, do Mestre Bimba, jamais sofreu durante a sua criação qualquer influência do método do ilustre Mestre Burlamaqui.
 
                            São José dos Campos, 21 de abril de 2002.
 
                            Esdras Magalhães dos Santos (Mestre Damião)
                            RG: 38336-Maer
 
         OBS.: Este trabalho somente poderá ser reproduzido para fins didáticos e sem objetivos comerciais.
 
ANEXOS:
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Passo a transcrever ipsis literis o texto dos ANEXOS 2, 3, 4 E 5, para maior comodidade dos leitores.
 
ANEXO 2 – DIÁRIO DA BAHIA – 13/MARÇO/1936:
Manchete: O TÍTULO MÁXIMO DA CAPOEIRA BAHIANA
Subtítulo: Bimba refuta as allegações de Samuel de Souza e promptifica-se a luctar pela posse da almejada faixa
         Esteve hontem em nossa redacção o conhecido capoeirista bahiano Manoel dos Reis Machado, vulgarmente conhecido por Bimba.
         Falando sobre o actual movimento d’aquelle ramo de lucta, genuinamente nacional, uma vez que differe bastante da capoeira d’Angola, o conhecido campeão referiu-se a uma nota divulgada por um confrade matutino em que apparecia a figura do sr. Samuel de Souza.
         De Bimba, de referência aos tópicos publicados, ouvimos:
         “ – Não me abracei ao título de campeão, como se este fosse propriedade minha, entretanto, penso que mais merecidamente ficará elle commigo que com o meu companheiro de esporte, Maré, uma vez que pelos jornaes desafiei a todos os capoeiristas deste Estado e somente subiu o “ring” o valoroso adversário Henrique Bahia, que consegui derrotar ante numerosa assistência.
         Maré, como merecedor do título máximo, deveria apparecer naquella epocha e não agora em noticiário posterior.
         Resta porem esclarecer o seguinte: – A capoeira d’Angola apenas poderá servir para demonstrações rithmadas e não para lucta em que a força caracterisará a violência, e a agilidade a Victoria.
            Ao som do berimbau e o pandeiro não podem medir forças dois capoeiras que tentem a posse de uma faixa de campeão, e isto se poderá constatar em centros mais adiantados, onde a capoeira assume aspecto de sensação e cartaz.
            A polícia regulamentará estas demonstrações de capoeira de accordo com a obra de Annibal Burlamaqui, (Zuma) editada em 1928 no Rio de Janeiro.
            Se o meu futuro adversário pretende demonstrar as suas aptidões ao som do berimbau e do pandeiro, aqui estou, disposto a mostrar que não soube apenas ampliar aquelle methodo de diversão. Ainda está no espírito público a “lucta” de capoeira d’Angola disputada por Henrique Bahia e Américo “Suissa”. O povo e a imprensa foram unânimes em reprovar tal comedia. O título bahiano, no duro, só poderá ser disputado de maneira diversa e para este é que volto a desafiar o proclamado campeão Maré.
            Quanto ao sr. Samuel de Souza, fica ao seu inteiro dispôr uma lucta ou uma demonstração, para que o povo que tanto nos conhece não seja ludibriado”.
            Antes de deixar a nossa redacção Bimba apresentou-nos um seu discípulo Manoel Rozendo de Sant’Anna, que aproveitou para lançar de público um desafio ao sr. Samuel Souza para uma lucta pelas normas traçadas pela direcção do Parque Odeon, conforme se tem verificado.
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ANEXO 3 – A TARDE – BAHIA, SEGUNDA-FEIRA,
16 DE MARÇO DE 1936:
Manchete: “MESTRE BIMBA”, “CAMPEÃO DA CAPOEIRA” DESAFIA TODOS OS LUCTADORES BAHIANOS
         A “capoeira”, esporte exótico, mas interessante, com seu nostálgico, mas sagaz e atilado, de golpes felinos, ultimamente está sendo praticada na Bahia com manifesto interesse geral.
         Até há pouco tempo não era tão cobiçado o curioso espectaculo. De certa época a esta parte, entretanto, a “capoeira” está sendo apreciada com enthusiasmo, fazendo parte, como números obrigados, de festivaes esportivos.
         Há dias, noticiando uma dessas exhibições, pedimos ao seu campeão, o mais conhecido delles, uma explicação ao publico, por isso que muita gente não entende patavina dos segredos dessa arte singular de ataque e defeza.
         Foi por isso que, attendendo ao nosso appel’o, Mestre Bimba (seu nome é Manoel dos Reis Machado) esteve hontem nesta redacção. Vinha dar-nos as explicações pedidas. E estas são, sem dúvida, muito interessantes.
            Disse-nos elle, pois:
            – Há dezoito annos que ensino capoeiragem. Adaptei vários golpes á chamada capoeira de Angola, praticada por meu mestre, o africano Bentinho. Os golpes do jogo de Angola são estes: meia lua de frente, meia lua de compasso (rabo de arraia), meia lua armada, aú pela direita e pela esquerda, cabeçada, chibata, rasteira, raspa, tesoura fechada, balão, leque, encruzilhada, calcanheira, encruzilhada e deslocamento. Destes golpes – proseguiu Mestre Bimba – retirei dois: encruzilhada e deslocamento. E accrescentei os seguintes: vingativa, banda traçada, balão em pé, balão arqueado, balão “colar” de força, cintura desprezada, cintura de rins, gravata cinturada, tesoura aberta, a benção, salta pescoço, sopapo, galopante, godeme, cotovello e dentinho.
            Para evitar enganos e más interpretações e no intuito de tornar os encontros de capoeiragem mais interessantes e mais violentos, todos os golpes e ???? de capoeiragem entrarão em jogo. Os adversários poderão se apresentar com os golpes que conhecerem. Fica assim lançado o desafio aos que praticam  ou conhecem a capoeiragem, como também a qualquer outro luctador (jiu-jitsu etc.). O que quizerem. Eu os enfrentarei com minha capoeira!
         E há golpes prohibidos na capoeira? – perguntamos-lhe.
– Em verdade não deveria existir golpes prohibidos em capoeira, porque é uma lucta instinctiva. Mas como se trata de um assalto cortez, serão considerados golpes prohibidos: dedo nos olhos, pancada nos órgãos sexuaes, dentada e puxamento de cabellos.
            A capoeira Angola não é para ser praticada em ring, mas com pandeiro e berimbáo, porque todos os golpes obedecem, por dizel-o, aos sons desses instrumentos.
            Ainda no dia 18 houve, no Parque Odeon, a exhibição entre Bahia e Américo Sciencia, sem decisão. Por que: Simplesmente: capoeira Angola, com os golpes determinados ou regulados pelo berimbáo e pelo pandeiro. Mas a verdadeira capoeira é aquella com que a gente se defende e enfrenta o inimigo! Pois então, em qualquer logar, sou atacado e vou esperar pelo berimbáo para reagir? Nem berimbáo nem pandeiro! A coisa tem que virar mesmo...
         E sua lucta, naquelle parque, com Zéy?
– Sahi vencedor por 15 pontos contra 2 e não como foi noticiado. Esses pontos são assim contados: cabeçada no aú (derrubada), 3; cabeçada no aú (attingida), 1; cabeçada derrubada, 2; cabeçada attingida, 1; meia lua e armada na face, 1; meia lua e armada attingida, 1; calcanheira, 1; tesoura derrubada, 2; tesoura attingida, 1; balão açoitado, 2; balão arqueado, 2; colar de força, ?; Fiz uma cabeçada no aú (atting.), uma cabeçada attingida, uma meia lua e armada na face, duas meia luas e armada attingida, duas tesouras attingidas, um balão açoitado e um colar de força. Zéy fez apenas uma meia lua e armada attingida e uma tesoura atingida.
E mestre Bimba, acompanhado de seu manager, deixou a redacção. Teem os leitores, pois, uma preciosa explicação da capoeira e, ao mesmo tempo, fica lançado o desafio do campeão bahiano aos demais lutadores.
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ANEXO 4
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAPOEIRA
NOTA OFICIAL DE 24/05/1999:
       A Confederação Brasileira de Capoeira, vem pelo presente, comunicar a todos os Presidentes de Federações, Ligas, Grupos, Entidades de Prática, a todos os praticantes de Capoeira, e ao público em geral, que em a matéria da REVISTA MUNDO CAPOEIRA, intitulada “NEM SÓ DE BIMBA É A REGIONAL”, não condiz, conforme poderá ser constatado, na Tese de Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais (Antropologia), intitulada CAPOEIRA: MATRIZ CULTURAL PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA de autoria de seu Presidente Prof. Sérgio Luiz de Souza Vieira, pela PUC/SP – 1977, e cujos exemplares se encontram nas principais universidades brasileiras.
     Lamentavelmente, os responsáveis pela referida matéria, sob o pretexto de darem uma “redação jornalística” para o texto científico, mudaram o texto original, fazendo infundadas e inverídicas afirmações, inclusive através das sensacionalistas chamadas do referido artigo.
     Na realidade, a Tese faz uma revisão de literatura dos autores que defendiam a Capoeira como uma prática desportiva, desde meados de 1860, demonstrando que a Capoeira já era aceita socialmente e até pela polícia, como a LUTA BRASILEIRA já a partir de 1908, passando por Annibal Burlamaqui, no Rio de Janeiro, em 1928, que foi o primeiro autor a apresentar uma codificação desportiva, com uma nomenclatura ilustrada de golpes, contragolpes, critérios de arbitragem, formação de árbitros, processos pedagógicos para aprendizagem e aspectos históricos. Para a época este trabalho foi um avanço fantástico, a ponto do JORNAL DIÁRIO DA BAHIA, em sua edição de 13/03/36, ao trazer na página de esportes uma entrevista com Mestre Bimba, cujo Título da matéria (sic) foi: “Bimba refuta as alegações de Samuel Souza e prontifica-se a lutar pela faixa”, trazendo ainda uma chamada ilustrada com sua foto, sob o título: “Bimba, que nos fez interessantes declarações”, ele dá o seguinte depoimento: “...ao som do berimbau e do pandeiro, não podem medir forças dois capoeiristas que tentem a posse de uma faixa de campeão, e isto se poderá constatar em outros centros mais adiantados onde a Capoeira assume aspectos de sensação e cartaz” (Me. Bimba declara o não uso do berimbau na luta e promove outras cidades mais adiantadas em Capoeira no Brasil). Mais adiante ainda temos: “A polícia regulamentará estas exibições de capoeiras, de acordo com a obra de Annibal Burlamaqui (Zuma), editada no Rio de Janeiro em 1928” (aparece em Salvador uma influência do trabalho de Zuma, um ano antes da oficialização da chamada “Luta Regional”). Ocorre que se Mestre Bimba tivesse obtido a oficialização de sua academia na Bahia, não com o nome de “Luta Regional”, mas sim com o nome de “Luta Brasileira”, hoje a História da Capoeira seria outra, principalmente após o depoimento de Me. Pastinha, em seu disco, quando afirma “Pastinha já foi à África ... foi mostrar a Capoeira do Brasil”.
     Todavia, em virtude das absurdas distorções e inverdades da matéria da Revista Mundo Capoeira, publicando ainda uma produção científica e utilizado fotos do autor para fins comerciais, sem que obtivesse autorização para ambas situações, remetemos á mesma um telegrama (em anexo) e estaremos tomando medidas judiciais contra a Revista para a reparação e indenização em virtude destes erros absurdos.
Guarulhos, SP, 24 de maio de 1999.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

toques de berimbau

São bentogranda da regional




São Bento Grande de Bimba ou São Bento Grande da Regional é um ritmo de berimbau criado por Mestre Bimba, utilizado na Capoeira.
Tradicionalmente é tocado com um berimbau médio, acompanhado por dois pandeiros, um em cada lado (formação instrumental denominada "charanga").
É um toque que transmite muita energia durante o jogo de capoeira, e exige dos capoeiristas muita técnica, velocidade e atenção.
É tocado no berimbau da senquinte forma com Duas batidas chiadas ou semi presas,duas soltas, e uma presa, ficando assim txi txi, don don , tim.


São bento grande de angola

Toque de São Bento Grande de Angola é um toque de capoeira utilizado no jogo de Angola, é tocado com o berimbau viola e fazendo repiques.
Há grupos de capoeira que usam o toque São Bento Grande de Angola para jogar a capoeira regional, um jogo rapido e de floreios.
São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas modificações. Capoeira de Angola, como também é conhecida, é um jogo onde predominam rasteiras e cabeçadas.
É um jogo lento e cheio de armadilhas. Geralmente costuma ser um jogo baixo, com bastante movimentos próximos ao chão. O toque São Bento Grande de Angola e caracterizado pela seguinte sequencia de toques e batidas no berimbau: Duas batidas chiadas ou semi presas, uma batida presa e duas batidas soltas. Caracterizando txi txi, tin, don don.

São bento pequeno de angola 

São Bento Pequeno é um dos toques de berimbau utilizado na capoeira.
Cadenciado e lento, ele é executado com duas batidas apenas com o apoio do dobrão sobre o aço, seguida rapidamente de uma terceira batida marcada pelo dobrão, uma batida no aço solto e um balanço do caxixi.


angola 

Toque de Angola é um ritmo de berimbau usado na capoeira, tocado no momento de realização do jogo de capoeira Angola.
Durante uma roda de capoeira o toque de Angola normalmente é executado com poucas variações pelo berimbau Gunga (ou berra-boi), enquanto o berimbau Médio executa o São Bento Pequeno e o berimbau Viola segue o Gunga com um toque de Angola mais variado e criativo. O toque comanda um jogo mais lento e estratégico, onde o maior objetivo do capoeirista é enganar o adversário para poder lançar um contra-ataque.O jogo de angola é extrategico e malandro que sem medo no jogo pode até machucar o adversário.
O toque pode complementar o toque de Santa Maria




 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

mestre bimba

 MESTRE BIMBA   MESTRE BIMBA   MESTRE BIMBA
 
                           A Vida
                                                      Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) filho de Luiz Cândido Machado e Maria
                                                Martinha do Bonfim,  nasceu no bairro de Engenho Velho, freguesia de brotas, Salvador
                                                Bahia em 23 de novembro de 1900. Recebeu esse apelido devido a uma aposta que sua
                                                mãe fez com a parteira que o " aparou " .  Ao contrário do que a  Mãe achava, a parteira
                                                disse que iria nascer um menino, se fosse receberia o apelido de "Bimba" pôr se tratar, na
                                                Bahia, de um nome popular do órgão sexual masculino.
                                                        . 
                          A Prática
                                                Começou a praticar capoeira aos 12 anos de idade na estrada das Boiadas, hoje o Bairro
                                                Negro da Liberdade, com o africano Bentinho, capitão da navegação Baiana. Foi estivador
                                                durante 14 anos e começou a ensinar capoeira  aos 18 anos de idade no Bairro onde nasceu
                                                no "Clube União em Apuros". Até 1918 não existia academias como hoje e treinava-se nas
                                                esquinas, nas portas dos armazéns e até no meio do mato.
                                                    . 
                     O Surgimento da Regional
                                                Consideramos ineficaz e muito folclorizada a capoeira da época, devido ao fato de os
                                                movimentos eram extremamente disfarçados, mestre Bimba resolveu desenvolver um estilo
                                                de capoeira mais eficiente, inspirando-se no antigo "Batuque" (luta na qual seu pai era um
                                                grande lutador, considerado até um campeão) e acrescentando a sua própria criatividade,
                                                introduziu movimentos que ele julgava necessário para que a capoeira fosse mais eficaz.
                                                Então em 1928, mestre Bimba criou o que ele denominou "Capoeira Regional Baiana" por
                                                ser esta praticada única e exclusivamente em Salvador.
                                                    . 
               O Reconhecimento da Capoeira no Brasil
                                                A partir da década de 30, com a implantação do Estado Novo, o Brasil atravessou uma fase
                                               de grandes transformações políticas e culturais, onde os ideais nacionalistas e de modernização
                                               ficaram em evidência.Nesse contexto, surge a oportunidade de Mestre Bimba fazer com que o
                                               seu novo estilo de capoeira alcançasse as classes sociais mais privilegiadas.
                                               Em 1936 fez a 1º apresentação  do trabalho e no  ano seguinte foi  convidado pelo governador
                                               da Bahia,o General Juracy Magalhães, para fazer uma apresentação do palácio do governador
                                               onde estavam presentes autoridades e convidados, inclusive o presidente da época que gostou
                                               muito da apresentação.
                                               Dessa forma a capoeira é reconhecida como"Esporte Nacional" Mestre Bimba foi reconhecido
                                               pela Sec. Ed. Ass. Pública ao estado da Bahia como Professor de Educação física e sua
                                               academia foi a 1ª no Brasil reconhecida por Lei.
                                                .     
                        A diferença
                                                O que faz com que Mestre Bimba se destacasse do demais capoeiristas de sua época, é que
                                                ele foi o  1º  a  desenvolver um sistema de ensino e a ensinar em recinto fechado. Além desse
                                                sistema , ele elaborou  técnicas  de  defesa Pessoal até mesmo  contra armas . Mestre Bimba
                                                preocupava-se demais com a imagem da  Capoeira, não permitindo  treinar  em sua academia
                                                aqueles que não trabalhavam nem estudavam.
                                                .     
                        A Morte
                                                                               Em 1973, Mestre Bimba, por motivos financeiros, deixou a Bahia, sob
                                                acusação de que os "Poderes Públicos" Jamais haviam o ajudado. Faleceu em Fevereiro de
                                                1974 em Goiânia, vítima de um derrame cerebral.
                                                    .
                                                         Antigo Método de Treinamento de Bimba
                                                 Mestre Bimba desenvolveu o 1º método de ensino que vemos a seguir como ele funcionava:
                                                 • Exame de admissão
                                                  Dizia-se que em outros tempos, Mestre Bimba aplicava uma "Gravata" no pescoço do
                                                  indivíduo que quisesse treinar e dizia "Agüenta ai sem chiar", Se agüentasse o tempo que
                                                  ele mesmo determinava estaria matriculado. Mestre Bimba justificava esse critério dizendo
                                                  que só queria macho em sua academia. Mais tarde mudou os critérios, Submetendo o
                                                  Candidato a fazer alguns movimentos para que ele pudesse avaliar se o pretendente tinha
                                                  condição ou não para praticar a capoeira regional. A próxima fase seria aprender a
                                                  "Seqüência de Ensino".
                                                 • O Aprendizado
                                                  O aluno nesse fase aprendia o que se chamava "Seqüência de Ensino" que eram as oito
                                                  seqüências de movimentos de ataque, esquivas e contra ataque destinadas somente aos
                                                  iniciantes, simulando as situações mais comuns que o aluno enfrentaria durante o jogo de
                                                  capoeira.
                                                    .
            Observação:
                                                Esse foi o 1º método de ensino criado para ensinas alguém a jogar capoeira e o calouro
                                                treinava essas seqüências em  duplas sem o acompanhamento dos instrumentos. Quando
                                                estas estivessem bem decoradas o Mestre dizia: "Amanha você vai entrar no aço, no aço
                                                do Berimbau".
                                                Era comum naquele tempo dizerem que o capoeirista quando agarrado, não tinha como
                                                reagir.  Então mestre Bimba, com sua criatividade ensinava seus alunos quais eram as
                                                melhores saídas.Todos esses ensinamentos faziam com que o método de mestre Bimba
                                                fosse incomparável e esse treinamento durava cerca de 3 meses só então é que o aluno
                                                seria batizado.
                                                    .
                        O Batizado
                                                O batizado era quando o aluno jogava pela 1ª vez na roda com o acompanhamento dos
                                                instrumentos que era formado por 1 berimbau e 2 pandeiros. O mestre escolhia o formado
                                                que jogaria com o calouro e então tocava o toque que caracteriza a capoeira regional, para
                                                isso o calouro era colocado no centro da roda para que o formado ou o próprio mestre
                                                desse um apelido a ele. Escolhido o "nome de guerra" todos aplaudiam e então o mestre
                                                mandava o calouro pedir a  "Benção" do padrinho, e ao estender a mão para o formado
                                                que o batizou, receberia uma "Benção"(Golpe frontal dado com a parte inferior do pé
                                                empurrando o adversário na altura do peito) que o jogava no chão.
                                                Era necessários pelo menos, 6 meses de treino para se formar na Capoeira Regional. O
                                                exame era realizado em 4 domingos seguidos, no Nordeste de Amaralina, academia do
                                                mestre, os alunos a serem examinados eram escolhidos por ele. Durante 4 dias os alunos
                                                eram submetidos a algumas situações onde teriam que mostrar os valores adquiridos
                                                durante a fase de aprendizado, como por exemplo: força, reflexo, flexibilidade e etc. No
                                                último domingo é que o mestre dizia quem havia sido aprovado e então ensinava novos
                                                golpes e também marcava o dia da formatura.
                                                    .
                        A Formatura
                                                A cerimônia iniciava com uma roda de formados antigos para que as madrinhas e os
                                                convidados pudessem ver o que era a Capoeira Regional. Mestre Bimba ficava ao lado
                                                do som, que era formado por 1 Berimbau e 2 pandeiros, comandando a roda e cantando
                                                as músicas características da Regional.
                                                Terminada a roda, o mestre chamava o orador que geralmente era um formado mais antigo
                                                para falar um breve histórico da Capoeira Regional e do mestre.
                                                Após o histórico, o mestre entregava as medalhas aos paraninfos e os lenços azuis (Graduação
                                                dos Formados) as madrinhas.O paraninfos colocava a medalha ao lado esquerdo do peito do
                                                Formado e as madrinhas colocavam os lenços nos pescoços dos seus respectivos afilhados. A
                                                partir dai os formados demonstravam alguns movimentos a pedido do mestre para mostrar a
                                                sua competência, incluindo os movimentos de "cintura desprezada", "jogo de floreio" e o
                                                "escrete" que era o jogo combinado com o uso dos Balões.
                                                Para terminar, chegava a hora do "Tira-medalha" onde o recém formado jogava com um
                                                formado antigo que tentava tirar a sua medalha com qualquer golpe aplicado com o pé. Só
                                                então depois de passar por isso tudo é que o aluno poderia se considerar aluno formado de
                                                mestre Bimba, tendo direito até de jogar na roda quando o mestre estivesse tocando Iuna que
                                                é o toque (onde quem joga hoje são só os mestres) criado por ele para esse fim. A partir dai
                                                só restava o curso de especialização que veremos a seguir.
                                                    .
                    O Curso de Especialização
                                                Tinha duração de 3 meses, sendo 2 na academia e 1 nas matas da Chapada do Rio Vermelho
                                                Tratava-se de um treinamento de guerrilha, onde aconteciam as emboscadas, armadilhas e
                                                etc., que consistia em submeter o formado a situações das mais difíceis, desde defender-se
                                                de 3 ou mais Capoeiristas, até defender-se de armas. Terminado o curso, o mestre fazia a
                                                mesma festa para os novos especializados, e estes recebiam o lenço vermelho a cor que
                                                representava a nova graduação. O aluno que se formava ou se especializava, tinha a o dever
                                                de pendurar um quadro com a foto mestre, do padrinho, do orador, e a própria foto.
                                                    .
                          Conclusão
                                                Mestre Bimba realmente foi o grande "propulsor" da Capoeira no Brasil mas , muitos dos
                                                Métodos citados acima não são mais usados na verdade grande parte deles nao existe mais
                                                a muito tempo mas, foram muitos úteis. Para nós Capoeiristas só resta dizer: Muito obrigado
                                                ao Mestre Bimba.